Sempre que chega o inverno, vem com ele o medo de tomar sorvete, ou mesmo um refrigerante bem gelado. Quem não cresceu ouvindo a frase: “Nada de sorvete, ou você vai ficar com dor de garganta”? Bobagem! O que provoca amidalites e faringites são vírus e bactérias, e não um inocente picolé. Para atacar, os micro-organismos precisam encontrar um ambiente favorável. Isso ocorre, por exemplo, diante de condições atmosféricas adversas – caso de mudanças bruscas de temperatura (do ar, veja bem), de poluição intensa ou então de baixa umidade.

Aglomerações em locais fechados também facilitam a vida desses seres indesejáveis, que saltam das vias aéreas de alguém infectado e logo encontram abrigo no aparelho respiratório de quem estiver por perto, provocando aquela desagradável sensação de garganta raspando e dificuldade de engolir. “Isso acontece mais facilmente quando o sistema imunológico da pessoa está fraco”, diz Francini Pádua, otorrinolaringologista e doutora pela Faculdade de Medicina da USP. “Quem dorme bem, come direito e evita o estresse deixa o sistema imunológico em estado de alerta para evitar a contaminação”, afirma a especialista. Vale lembrar: se por acaso uma infecção dessas acometer você, não é o caso de correr até a farmácia mais próxima e se entupir de xaropes e pastilhas. Procure um médico que possa fazer o diagnóstico correto e orientar o tratamento.

Por outro lado…

Não deixe de tomar sorvete. Sim, isso mesmo. “Alimentos em temperaturas baixas podem ajudar a diminuir o desconforto da dor de garganta, muito mais do que um chá quentinho”, sugere a especialista. Não à toa, essa é a recomendação para quem sai de uma cirurgia de extração de amídalas.

Fonte: Super Interessante